quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ENTENDA O MENSALÃO

MENSALÃO

Segundo o Ministério Público, era o esquema de pagamento de propina a parlamentares para que votassem a favor de projetos do governo. É o principal escândalo no primeiro mandato de Luis Inácio Lula da Silva.


COMO FOI DESCOBERTO
No dia 6 de junho de 2005, o jornal ''Folha de S.Paulo'' publicou uma entrevista com o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), na qual ele revelava a existência do pagamento de propina para parlamentares. Segundo o presidente do PTB, congressistas aliados recebiam o que chamou de um "mensalão" de R$ 30 mil do então tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O esquema teria sido realizado entre 2003 e 2004, segundo relatório final da CPI dos Correios, e durado até o início de 2005. Jefferson afirmou ainda que falou do esquema para o presidente Lula.

ENVOLVIDOS

Após quatro meses e meio de julgamento, o STF decidiu pela condenação de 25 dos 38 réus do processo. O esquema foi organizado por um núcleo político chefiado por José Dirceu, então ministro da Casa Civil, e integrantes da alta cúpula do PT. O núcleo mineiro Marcos Valério foi apontado como operador do mensalão. Com o auxílio de seus sócios e funcionários, foi condenado pelo Supremo por utilizar suas empresas de publicidade para desviar dinheiro público e repassá-lo a parlamentares. Kátia Rabello, dona do Banco Rural e diretores da instituição financeira foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro.

PARTIDOS ENVOLVIDOS

Os parlamentares condenados pelo STF pertenciam ao PL (Partido Liberal; PL e Prona se fundiram dando origem ao PR), PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), PP (Partido Progressista), PT (Partido Trabalhista) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário